DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Marcelo Mendes apresenta "contas" de 2014



A Temporada 2014 do Cavaleiro Marcelo Mendes.
O cavaleiro Marcelo Mendes realizou uma época 2014 bastante positiva, destacando-se os excelentes triunfos na palha Blanco em Vila Franca de Xira, em maio entrou pela porta da substituição e saiu pela porta do Triunfo! Marcelo indultou um extraordinário toiro de Veiga Teixeira, o brilhantismo da sua atuação foi tal que lhe valeu a inclusão na feira de Outubro onde realizou duas fabulosas lides a toiros da centenária ganadaria Palha, em ambas tanto o público como a crítica foram unânimes em consolidar os seus importantes triunfos!
   Cuba foi outra praça onde Marcelo Mendes alcançou sonoros triunfos em duas tardes diferentes. No festival que abriu o mês de Junho diante de um S. Torcato de bandeira Marcelo brilhou com um triunfo inolvidável que lhe abriu a porta para voltar em setembro e fazer parte dum importante cartel e, diante dos Palhas sagrar-se máximo triunfador sendo-lhe atribuído pelo júri o troféu da melhor lide num dia de dupla participação, pois á noite estava anunciado para a castiça praça de toiros do Sitio na
Nazaré, mais uma atuação importante de total entrega e valor com o publico de pé a tributar-lhe forte ovação e a dar bronca ao inteligente por não lhe atribuir musica durante a lide.
Marcelo Mendes registou mais importantes triunfos ao longo da temporada, voltou a triunfar em Alvalade do Sado tal como no ano anterior, Aldeia da Venda diante toiros do Eng. Jorge Carvalho, Cinfães e Castro de Aire perante toiros de Santos Silva, Terrugem com três lides diferentes todas elas de nível superior na lide de toiros encastados e com raça de S. Torcato, Malveira, onde alternou com Maestro João Moura na lide de toiros Pinto Barreiros e Vale Sorraia, Samora Correia, Encarnação onde alternou com Maestro Joaquim Bastinhas com toiros de Alves Inácio, encerrou a temporada em Santarém diante de um poderosíssimo toiro com 610 kgs numa atuação em crescendo com dois ferros curtos de parar a respiração, impróprios para cardíacos, deu vantagem ao inimigo encostado em tábuas e em terrenos de grande compromisso cravou os ferros mais impressionantes da tarde, poder, emoção e acima de tudo risco e domínio da sorte a acordar das bancadas da tarde aburrida.
A nível internacional Marcelo Mendes atuou na Califórnia onde deixou excelente ambiente e em Châteaurenard, (França), na típica zona da carmaga, lidou e triunfou diante de toiros de Partido de Resina, (ex-Pablo Romero).

Marcelo Mendes registou um total de 22 atuações:
Granja, 1 Março, (festival).
Alvalade do Sado, 13 Abril, (festival).
Alpalhão, 19 Abril, (festival).
Samora-Correia, 27 Abril, (festival).
Montijo, 1 Maio, (festival).
Vila Franca de Xira, 4 Maio, (corrida).
Aldeia da venda, 11 Maio, (corrida).
Cuba, 1 junho, (festival).
Stevinson, (Califórnia), 9 Junho, (corrida mista).
Cinfães, 3 julho, (corrida).
Châteaurenard (França), 18 Julho, (corrida).
Terrugem, 2 Agosto, (corrida).
Castro D’Aire, 3 Agosto, (corrida).
Malveira, 15 Agosto, (corrida).
Samora-Correia, 18 Agosto, (corrida).
Alter do Chão, 23 Agosto, (corrida).
Rio Maior, 30 Agosto, (corrida).
Cuba, 6 Setembro, (corrida).
Nazaré, 6 Setembro, (corrida).
Encarnação, 20 Setembro, (corrida).
Vila Franca de Xira, 5 Outubro, (corrida Mista).
Santarém, 25 Outubro, (corrida).
Enormes atuações repartidas com as suas preciosas montadas, ferramentas de trabalho por si preparadas, desde o fenomenal Único, um cavalo com o qual derrama arte com o misticismo de levar os toiros engarupados para se recortar como de um capote belmontino se tratasse; ao extraordinário
Celta que entra nos terrenos dos toiros de forma impressionante, muito poderoso, permite-lhe executar um toureio frontal, puro e emotivo pleno de transmissão.
As suas montadas de 2014 foram as seguintes:
Saída:
Mourinho (ferro Calado); Danúbio (ferro Mendes da Costa) e Equador (ferro Henrique Abecassis).
Bandarilhas:
Único, Celta, Eusébio, (todos ferro Álvaro Silva) e Danúbio.
Marcelo Mendes estreou esta época três montadas novas em que deposita fortes esperanças, são eles: Danúbio, Equador e Eusébio.
Além do trofeu da melhor lide conquistado em Cuba, Marcelo Mendes foi também nomeado Cavaleiro de Alternativa Triunfador da temporada 2014 do blog http://tauromaquiaemocao.blogspot.pt/2014/11/triunfadores-14

 Texto:G.I.M.M
Fotos:D.R. (arquivo)