DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Mentidero: Reaparição! por Duarte Palha / (Joaquim Quintella- ilustração)




Sobrava ele, Joaquim José Santos Abrantes – Quim Zé, para os amigos de criança, Joselito de Portugal, para a afición – naquele café onde se fizera habitual, depois de anos à procura de um poiso
que o fizesse sentir um pouco mais perto dos seus anos de glória toureira. Foram dois. Apenas dois. Mas que dois…

Vivera em figura. Convidado a tentar nas casas importantes, fotografado ao lado dos maiores da sua época (e como assentava bem naquelas fotografias!), acudira a jantares de gala, com fatos feitos à medida, e tivera o nome na boca do mundillo. Andava presumido pelas ruas, enquanto lhe lançavam “sorte toureiro!”, quando lhe perguntavam pelos próximos compromissos. Foram dois anos.

Já não andava pelas ruas com o mesmo passo presumido, de peito aberto, “à compás” - o anonimato levara-lhe o orgulho do andar, mas guardava ainda a muleta nos dedos. Gesticulava por derechazos, naturais e trincherillas, e mantinha o “gracias” e o castelhano, que se adensava quando “hablava de toiros”. Ainda sentia os restos, as sobras daqueles dois anos de glória. Mas era só, naquela mesa, com marcas de beatas e jornais passados.

À sua frente tinha uma chávena de café. Estava aguado e o lote não parecia ser bom. Ali os lotes nunca pareciam ser bons. Nem os de café, nem os de nada que ali se servisse. Sobravam as iscas, feitas com mais engenho do que aprumo, mas que enchiam as terças feiras de clientes. Bebeu em esforço o café que tinha à frente. Contorceu-se. O lote era pior do que de costume.

Puxou de um jornal. Tinha a data da semana anterior. Procurou interesse, algo que lhe justificasse o tempo gasto naquele sítio, que não era pelo café, nem pelos pastéis, mais de batata que de bacalhau, nem pelas terças-feiras de iscas, que calhavam sempre à terça e naquele dia era quinta. Folheou, sem interesse, fingiu ler as gordas, tentou as palavras cruzadas, com o insucesso habitual. Resignado, fechou-o. 

 Olhou para a rua, tinha por fim parado de chover. Levantou-se de um salto que teria sido enérgico, anos antes - antes da colhida que lhe levara a carreira, o dinheiro e o nome da caneta dos jornalistas. Puxou da carteira para a pagar e voltar para casa onde, estando tão só como ali, teria pelo menos melhor café.

 - Já está na hora?
 - Tem que ser...hasta mañana.
 - Hasta mañana maestro!

Sorriu ao homem que, atrás do balcão, se fizera seu amigo, com o passar dos anos de acompanhada solidão. Era por ele que ali voltava todos os dias. Pelo resto de memórias e jornais antigos que guardava. Pelo autógrafo que lhe pedira no primeiro dia que entrara naquela casa, numa terça-feira de iscas, pelas faenas que lhe recordava. 

Aquele "maestro" de despedida ficou-lhe no ouvido. Encheu-lhe o peito, desentorpeceu-lhe as pernas, revirou-lhe os cantos da boca para cima. Saiu para a rua, com o mesmo andar presumido dos dois anos de figura. Voltou o "compás" do andar, e as mãos tímidas saíram dos bolsos. Jurava ver cabeças de pessoas a voltarem-se à sua passagem, a segredarem comentários de admiração à figura que lhes passava diante.

 Chegou ao seu primeiro andar, arrastou mesas e cadeiras e voltou a pisar uma arena. Desempoeirou a muleta que ainda guardava. Ali mesmo, na arena da sua sala de estar, reapareceu e fez mais uma faena memorável. A mais perfeita de todas as que fizera. Tinha-a preparada há mais de quarenta anos, e foi nessa noite que a desempoeirou, juntamente com a muleta e o “compás” do andar. Não parava de ouvir “Maestro, maestro!”. 

Já não sabia de onde vinham os gritos. Se da sua cabeça, se do público em êxtase, pela obra de arte que vira. Deitou-se por fim, orgulhoso, Ainda ouvia "Maestro! Maestro! Maestro! Maestro"... Ele, Joaquim José Santos Abrantes ainda era o mesmo – ele, Joselito de Portugal.