DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

domingo, 13 de abril de 2014

Monforte: Novilho de Caetano dá triunfo a Marcos Tenório (C/Fotos)



Marcos Tenório esteve em grande plano perante um novilho enorme de Paulo Caetano
 Tito Semedo foi a Monforte rubricar uma boa atuação
Sónia teve pela frente um "bronco" enviado por Sommer d´Andrade
 Ana Batista brilhou frente ao Romão Tenório
 Bem montado, Brito Paes também saboreou o êxito
Miguel Moura continua a ser um caso.

Todos estiveram em bom plano e deram o seu melhor, mas Marcos Tenório “Bastinhas Jr.” esteve por cima e triunfou forte perante um novilho de “escândalo” com o ferro de Paulo Caetano.
Foi este o momento forte da tarde de sábado, em Monforte, no festival taurino a favor da paróquia local.
Perante um novilho sempre a subir, Marcos esteve enorme, a pisar terrenos de compromisso, a arriscar e a colher esses frutos escutando fortes ovações. Terminou com um bom par de bandarilhas, sem antes brilhar num palmito.
 Da Herdade das Esquilas veio um novilho que proporcionou esse triunfo e um sorriso de orelha a orelha ao ganadero e ao toureio!
A tarde foi agradável e os novilhos estavam muito bem apresentados, coisa que não tinha acontecido dias antes em Elvas. Monforte deu o exemplo, ainda bem!
Abriu com mérito a função Tito Semedo, perante um novilho de Bernardino Piriz com pouco sal, mas que serviu. Tito andou a gosto e deixou curtos de belo efeito, um bom violino na parte final premiado como manda a Lei com as ovações do conclave.
Seguiu-se Sónia Matias que lidou um “cão” (passo a expressão) de Sommer d´Andrade, sempre com a cara por alto e com intenções de colher. Por vezes até parecia que nem estava ali, para depois atacar com maus modos. Sónia fez o que podia e deixou a ferragem da ordem com a sua entrega. A mais não era obrigada.
Ana Batista teve sorte diferente. Por diante coube-lhe um astado de Romão Tenório que transmitia, embora procura-se terrenos de tábuas. Ana deu-lhe a volta, deixou ferros importantes e “ganhou moral”, pois toiros destes dão confiança a toureiros e montadas. Esteve em bom plano, sem dúvida!
António Maria Brito Paes tem uma quadra de respeito. Um cavalo novo de saída que pode dar cartas, um ferro Vinhas e um outro com o “selo” de Pablo Hermoso para os curtos que podem levar este jovem toureiro bem alto. Esteve simplesmente limpo perante o novilho de Santa Maria que serviu para a função. Uma vez atacava o toureiro outra o toiro e a coisa resultou. Boa passagem!
Se já falámos de Marcos Tenório, resta-nos falar de Miguel Moura que fechou praça.
Esteve bem na brega e na preparação das sortes. O novilho de Romão Tenório não transmitia tanto como o que coube em sorte a Ana Batista, mas mesmo assim a “casta Moura” veio ao de cima e deu para ver boa brega e bons remates das sortes, onde as célebres mordidelas no murrillo marcaram presença para satisfação dos aficionados.
Perante meia casa, os grupos de forcados de Alter do Chão, Monforte e Académicos de Elvas não tiveram dificuldades para pegar os oponentes, a título de exemplo, apenas resta-nos referir que só uma pega foi consumada ao segundo intento, pelos Amadores de Alter.
E assim foi em Monforte…Agostinho Borges dirigiu com acerto este digno festival, onde um novilho de Paulo Caetano fez toda a diferença e Marcos Tenório soube “agarrar” essa preciosidade. Há dias assim!