DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

domingo, 17 de novembro de 2013

Mentidero - Cortesias, por Duarte Palha


Não sei se deva fazer a minha apresentação. Não porque “dispense apresentações”, mas porque, na verdade, pouco interessa quem sou. Sou “um gajo qualquer” e, não fosse o anonimato uma forma de fugir à responsabilidade do que se escreve, era assim que assinaria esta rubrica. 
Assino-a e assumo-a como Duarte Palha, mas o nome que devia constar era “um gajo qualquer”.
Neste mundo dos toiros de que tratamos tenho o apelido de um peso pesado e a importância de um peso pluma. Tenho 25 anos, o que me dá o direito a pouco mais que estar calado.
 Cresci neste mundo e posso dizer que o que sei de toiros, toureio e forcados, aprendi com os melhores. 
O orgulho próprio que possa ter, não vem de mim, mas daqueles com quem continuo a aprender a cada conversa, a cada corrida a cada dia de campo. Tenho orgulho de ter tanta sorte.
Perguntar-se-ão, e bem, porque escreve “um gajo qualquer”, neste espaço credível. A resposta é simples, clara e sincera - por egoísmo.
 Um prazer enorme em escrever e um convite do Hugo Teixeira a que o “gajo qualquer” respondeu que sim. Este gajo que vos escreve teve a oportunidade de juntar mensalmente duas das suas grandes paixões – escrever e toiros – e decidiu não a deixar fugir. 
É egoísmo puro, confesso, e “desde já peço desculpa se alguma coisa correr mal”.
Aproveito para apresentar – este sim merecedor de apresentações – o grande artista e forcado do GFA Alcochete, Joaquim Pedro Quintella. Vai acompanhar-me neste egoísmo mensal com um desenho seu. Pode ser que assim tenham pelo menos uma boa razão para aqui passarem os olhos.
A rubrica chama-se “Mentidero” porque, tal como o mentidero taurino, andará sempre no limiar da verdade e da mentira.
 Na fronteira, cada vez mais ténue, entre o que é sério e a brincar. Não raras vezes será humorística, ficcionada, e meio louca, outras nem tento, mas espero que de cada uma tirem alguma coisa - nem que, impressa, seja uma folha de rascunho.
Como se diz por essas praças fora, “vamos aí”!

Duarte Palha (um gajo qualquer)

Desenho: Joaquim Pedro Quintella
Foto:D.R.