DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

domingo, 29 de setembro de 2013

Elvas: Gama, Gonçalves e Bombeiros (C/Fotos)

 Rui Salvador
 Luís Rouxinol
 Sónia Matias
 Filipe Gonçalves
 Tiago Carreiras
Rui Guerra



O director de corrida Manuel Gama (foto em baixo) e o cavaleiro Filipe Gonçalves foram, cada um à sua maneira, os máximos triunfadores/protagonistas, da corrida dos bombeiros de Elvas, mas já lá vamos...
O Coliseu Comendador Rondão Almeida registou este Sábado uma grande entrada (¾), para assistir a uma corrida cujo principal objetivo era ajudar os soldados da paz e homenagear os bombeiros que faleceram este ano durante o combate às chamas.
Cerimónia bonita e sentida, tendo este festejo rendido à corporação local 30 mil euros de lucro.
Abriu praça Rui Salvador, perante um astado de Branco Núncio (como todos os outros) algo parado e a tapar-se no momento do ferro. Esteve bem o de Tomar e a deixar ferros curtos de boa nota nos médios.
Luís Rouxinol teve azar, pois na parte final da lide o toiro ficou inutilizado (lesão na pata esquerda) e não fechou a sua lide com o tal ferro de palmo e o tradicional par de bandarilhas. A lide vinha em crescendo, foi uma pena…
Sónia Matias lidou o toiro com melhor tranco. Um murube “à antiga”, nada de “nhoc nhoc”, que fique claro.
A cavaleira deu nas vistas com os ferros violinos e carimbou o passaporte ao toiro para regressar ao campo, onde vai ser tentado.
Filipe Gonçalves abriu a segunda parte, com uma lide contagiante e de entrega, mas como o toiro pouco transmitia, Manuel Gama, diretor de corrida, não atribuiu música…
A bronca ao “inteligente” foi monumental, de arrepiar, assustadora, e os aplausos foram de explosão para a entrega de Gonçalves que aproveitou para deixar alguns números. Uma coisa também à “intiga”!
Tiago Carreiras está num bom momento, vai de frente aos toiros, ataca-os, mas depois parte para o público com alguma “violência”.
Os agradecimentos convêm ser mais “simpáticos e ternos”…
Fechou a corrida, que saiu desigual de comportamento e apresentação, o praticante Rui Guerra.
O jovem cavaleiro veio de menos a mais, embora tenha consentido vários toques nas montadas e, no momento da sorte, tenham imprimido alguma velocidade. A rever estes fatores.
O cavaleiro também não escutou música.
No campo dos forcados a noite foi tranquila.
Por São Manços, que substituía o grupo de Portalegre que compareceu no sorteio para confrontar o diretor de corrida sobre a “descontratação” e sublinhar/alertar o representante da IGAC que o seu nome figurava nos bilhetes da corrida (pasme-se!), foram solistas João Fortunato e Arménio Reis à primeira.
Os Académicos de Elvas pegaram só um toiro, visto que o astado lidado por Rouxinol ficou inutilizado. O único toiro pegado pelos da casa foi através do forcado Gonçalo Machado à quarta tentativa.
Pelos Amadores de Beja foram solistas Miguel Sampaio e Ricardo Castigo, ambos ao primeiro intento.