DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

terça-feira, 12 de março de 2013

Campo Pequeno apresenta o abono…sem toureiros das exclusivas!

Uma das grandes novidades: Rui Bento apodera João Maria Branco e Diogo Peseiro (foto:D.R)



Estas são algumas das notícias: Exclusivas e o apoderamento de Rui Bento com João Maria Branco e Diogo Peseiro.

Pelo menos, para já, toureiros das exclusivas não figuram no abono, mas Rui Bento disse hoje, em conferência de imprensa, que não descarta essa hipótese.
Citando o site “Naturales”, que acompanhou o encontro com os jornalistas, Bento frisou que “um empresário deve-se ao público e portanto respeita interesse do público”.
Diz que “respeita” a decisão dos cavaleiros das exclusivas, acrescentando que não põe de parte a sua ou as suas contratações.
 No entanto disse, e de acordo com o “Naturales” que “não trocava nenhum toureiro que já estão nos cartéis por nenhum dos que não estão”.
O gestor das atividades taurinas lamentou ainda que Salgueiro da Costa, após conversações lhe tenham pedido “128,56%” mais que temporada passada para tourear em Lisboa, acrescentando ainda que “de momento não há agendadas” corridas televisivas. 
Sobre o toureio a pé: prometeu “mais” na segunda metade do abono, mas alertou que o toureio a pé continua a “trazer pouco público” ao Campo Pequeno.

Mas vamos então por partes:

O Abono da Temporada Tauromáquica de 2013, no Campo Pequeno terá este ano 11 corridas de toiros e uma novilhada, menos três espectáculos que o de 2012, anunciou hoje o Gestor Tauromáquico da Sociedade Campo Pequeno SA, Rui Bento.

A redução de espectáculos relativamente à temporada anterior tem a ver, segundo Rui Bento, “com uma atitude de gestão prudente que é necessário tomar, face à actual conjuntura socioeconómica recessiva, que se vive em Portugal e na Europa.”

Rui Bento anunciou também uma redução de preços nalguns lugares, em relação às anteriores temporadas, ou seja, uma redução de 11,5 por cento no preço das barreiras dos sectores 5 e 6, redução de 12,5 por cento nas contra-barreiras e 9 por cento na primeira fila dos mesmos sectores. 

Verifica-se também uma redução de 33 por cento no preço das galerias de segunda ordem.

Quanto ao valor do Abono (assinatura para a totalidade da temporada) custará menos cerca de 15 por cento relativamente ao peço dos bilhetes adquiridos corrida a corrida e manter-se-á a aposta da empresa no Cativo Júnior, ao preço de 100 euros para jovens até aos 25 anos.

Os Abonos estarão em venda a partir de amanhã, quarta-feira, dia 13 de Março e poderão ser liquidados em quatro fases: a primeira até 1 de Abril a segunda de 2 Abril a 2 de Maio, a terceira de 3 de Maio a 3 de Junho e a quarta de 4 a 27 de Junho.

Quanto a cartéis, Rui Bento anunciou os que constituem a primeira parte da temporada (Abril-Julho), nos quais figuram os rojoneadores espanhóis Pablo Hermoso de Mendoza e Fermín Bohorquez, bem como o matador Ivan Fandiño.

 Os cartéis da segunda metade (Agosto-Outubro) ficam em aberto, dependendo a sua composição da evolução artística dos próprios toureiros.


As corridas

O cartel inaugural, a 4 de Abril, é c composto cavaleiros Luis Rouxinol e João Moura Jr. e o rojoneador espanhol Fermín Bohórquez, pelos forcados de Lisboa e Vila Franca, sendo lidado um curro de toiros de Mário e Herdºs. de Manuel Vinhas.

“Teremos em praça o vencedor do “Galardão Campo Pequeno” de 2012 (Luis Rouxinol) e o cavaleiro português que mais triunfos obteve em Espanha na temporada passada, João Moura Jr.), bem como um nome incontornável do rejoneio (Fermín Bohórquez), o grupo de forcados vencedor do “Galardão Campo Pequeno” de 2012 (Vila Franca) e uma ganadaria de reconhecidos méritos (Vinhas, encaste Santacoloma),  referiu Rui Bento.

A 16 de Maio, na corrida de comemoração de sétimo aniversário de la reinauguração do Campo Pequeno, estará em praça Pablo Hermoso de Mendoza, juntamente com Joaquim Bastinhas que dará a Alternativa a João Maria Branco. Os toiros são da ganadaria Passanha e os forcados de Évora e Alcochete.

Para o Gestor Taurino do Campo Pequeno, “esta data emblemática fica mais uma vez marcada por uma alternativa, a do promissor João Maria Branco, testemunhada pela maior figura de sempre do rejoneio (Pablo Hermoso) e apadrinhado por Joaquim Bastinhas que este ano celebra 30 anos de Alternativa, ao longo dos quais se afirmou como uma das grandes figuras de sempre do toureio equestre. Dois grandes grupos de forcados e uma ganadaria de prestígio completam este cartel”.

 A 6 de Junho estarão em praça os cavaleiros Luis Rouxinol e João Moura Caetano, o matador Ivan Fandiño e o novilheiro Manuel Dias Gomes para lidar toiros de Varela Crujo. Pegam os forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense (Açores), que comemoram quarenta anos de existência.

“Esta é uma verdadeira corrida de triunfadores da temporada de 2012, na qual se reúnem três dos vencedores dos “Galardões Campo Pequeno”, Rouxinol, Fandiño e Dias Gomes, bem como o cavaleiro que mais premiado da temporada, João Moura Caetano”, sublinhou Rui Bento.

Para 20 de Junho estão anunciados os cavaleiros Sónia Matias, Brito Paes, Duarte Pinto, Tiago Carreiras, Marcelo Mendes (que confirma a Alternativa) e David Oliveira e os forcados de Santarém e Montemor, com toiros de Antonio Silva.

Rui Bento referiu que “esta é uma corrida de grande aposta na juventude e na renovação, com um cartel de cavaleiros de quem a afición muito espera. Um curro imponente da ganadaria Silva (vencedora do Galardão Campo Pequeno 2012 para a melhor corrida) e a rivalidade de sempre entre os grupos históricos de Santarém e Montemor adensam a expectativa que tenho sobre esta corrida”.

O cartel da corrida de 4 de Julho não está ainda totalmente fechado. Será um cartel surpresa, que a empresa anunciará a seu tempo. No entanto será a data em que a maior figura do toureio equestre, João Moura, comemorará 35 anos de Alternativa.

Rui Bento disse ainda que haverá corridas nos dias 1, 8 e 22 de Agosto, 5 e 19 de Setembro e 3 de Outubro (encerramento do Abono com a corrida de gala à antiga portuguesa).

Festival- Nuno Carvalho

Foi também tornado público o resultado económico do festival de dia 17 de Fevereiro, em benefício do forcado Nuno Carvalho “Mata”, ao qual serão entregues 120 783 euros, tendo Rui Bento mais uma vez sublinhado que “este extraordinário resultado se ficou a dever à imensa onda de solidariedade que se formou à volta do Nuno, que ultrapassou o meio estritamente taurino”.

“Conseguimos uma grande redução de custos porque os intervenientes (artistas, ganaderos, pessoal de praça, imprensa e televisão prescindiram que qualquer retribuição). Para todos, em nome da organização e do próprio Nuno, vai o nosso mais profundo agradecimento”, disse Rui Bento.

Academia de Toureio

Outro assunto focado foi a actividade da Academia de Toureio do Campo Pequeno cujos alunos participaram, no ano de 2012, em 63 tentas em ganadarias portuguesas, 9 tentas publicas em Portugal e Espanha, no ciclo de 14 novilhadas de promoção em Portugal, e duas em Espanha. O seu aluno mais destacado, Diogo Peseiro, ganhou 7 troféus atribuídos por diversas entidades portuguesas do sector tauromáquico.

Rui Bento teve palavras de apreço pelo trabalho realizado pelos responsáveis artísticos da academia, Matador de Toiros José Luís Gonçalves e Bandarilheiro Américo Manadas e palavras de incentivo para Diogo Peseiro e restantes alunos.

Foi também anunciado que o cavaleiro João Maria Branco e Diogo Peseiro vão passar a ser apoderados por Rui Bento.

Textos:Redacção e CP