DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

VI Encontro Internacional de Escolas Taurinas- Hoje na ganadaria Veiga Teixeira






O programa de hoje do “VI Encontro Internacional de Escolas Taurinas”, a decorrer desde quarta-feira, tem por cenário a ganadaria Veiga Teixeira, onde os alunos participarão numa tenta.

Do programa consta também uma visita à ganadaria e a apresentação da camada de toiros a lidar na temporada de 2013.

O Ganadero, António José da Veiga Teixeira, fará ainda uma exposição sobre alguns aspectos relacionados com a gestão de uma ganadaria, e enquadrará a actividade ganadera do ponto de vista económico, sociocultural e ambiental.

Pelas 22 horas, na Arruda dos Vinhos, na sede da Tertúlia “O Piriquita”, terá lugar uma sessão de homenagem ao Matador de Toiros José Luís Bote, cujo elogio será feito pelo Coronel José Henriques.

Ontem, quinta-feira, decorreram aulas práticas com a colaboração das ganadarias Falé Filipe e Canas Vigouroux, que disponibilizaram bezerras para este fim.

No sábado, os participantes no “VI Encontro Internacional de Escolas Taurinas” disputam, a final na Praça de Toiros do Campo Pequeno, em Lisboa, integrando-se deste modo, num verdadeiro fim-de-semana taurino que terá por cenário a arena da primeira praça do país.

As portas do Campo Pequeno abrem-se às 11 horas para todos aqueles que quiserem pisar a arena e experimentar tourear de salão. Às 15h30 terá lugar no Salão Nobre uma mesa redonda sobre “O papel das escolas de toureio na formação artística e humana dos seus alunos”. Às 17h00 realiza-se a aula pratica final, um espectáculo com entrada gratuita e no qual participarão os alunos mais destacados das aulas praticas anteriores.

Estão em disputa prémios para o Triunfador do Encontro (Prémio Real Clube Tauromáquico Português), Melhor Faena (Prémio Sociedade Campo Pequeno SA) e Melhor Toureio de Capote (Tertúlia “O Piriquita”).

O Encontro é uma organização conjunta da Fundação João Alberto Faria, da Tertúlia “O Piriquita” e da Sociedade Campo Pequeno, SA, com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos

Finalmente, no domingo, às 16H00 será o grande festival taurino de homenagem e solidariedade para com o forcado Nuno Carvalho, que sofreu grave colhida com lesões vertebro-medulares irreversíveis, contando-se com a presença massiva de público para este acto solidário.