DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

terça-feira, 19 de junho de 2012

1.º CICLO NACIONAL DE NOVILHADAS DAS ESCOLAS DE TOUREIO


 Diogo Peseiro
 Diogo Damas
 Pedro Noronha
 Cristina Marques
Forcados de Salvaterra


SALVATERRA DE MAGOS 

As ganas de Diogo Peseiro!

O quarto festejo do 1.º Ciclo Nacional de Novilhadas das Escolas de Toureio, realizou-se em Salvaterra de Magos, na tarde de 17 de Junho, com cerca de um quarto da lotação da praça preenchida.
Lidaram-se novilhos de David Ribeiro Telles, Manuel Coimbra e dois de João Ramalho, um deles em substituição do exemplar do Eng.º Jorge de Carvalho que se inutilizou nos curros. Todos os erales destinados aos bezerristas, de bonitas hechuras, tiveram comportamento positivo, com destaque para a nobreza dos exemplares de Ribeiro Telles e Coimbra, ainda que carentes de força. 
O de João Ramalho revelou algum génio. Como tem acontecido na maioria destas novilhadas organizadas pelas Escolas de Toureio de Vila Franca de Xira, Moita e Academia do Campo Pequeno, têm-se esmerado os ganaderos em oferecer exemplares com que os jovens toureiros possam expressar os seus dotes, mas o despontar de novos talentos tarda em arrancar. Nesta tarde de Salvaterra, pode-se dizer que os bezerristas não aproveitaram as condições dos bezerros que tiveram por diante, essencialmente por falta de atitude. 
Da terna, destacou-se Diogo Peseiro, da Academia do Campo Pequeno, numa faena de mais a menos em que, apesar das ganas evidenciadas, poderia ter sacado mais partido do bom exemplar de Manuel Coimbra. 
Também Pedro Noronha esteve por baixo do bom eral de Ribeiro Telles, sem atitude nem entrega. O que revelou menos condições para singrar na profissão foi Diogo Damas, da Escola da Moita, sempre mal colocado e sem firmeza.
Na lide a cavalo, frente a um manso distraído de João Ramalho, a praticante Cristina Marques pôs os ferros com vulgaridade. A pega dos Amadores de Salvaterra de Magos foi executada ao primeiro intento por Daniel Ricatia.

 Texto:CP/Paulo Pereira
Fotos:Fernando Clemente