DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Aficionado de Elvas aponta o dedos aos toureiros e critica temporada no Alto Alentejo! Leiam este texto!



A TAUROMAQUIA NO ALTO ALENTEJO

Boa tarde,
 sou o Carlos Rodrigues natural de Elvas e aficionado á 44 anos.
O que me leva a escrever este artigo é o estado da Tauromaquia na região do Alto Alentejo e em Portugal.
Para começar queria dizer que as praças da nossa região estão a ser abusivamente utilizadas na organização de festivais taurinos com cartéis praticamente iguais e a poucos quilómetros de distância.
Será que as figuras como o Maestro Moura não deviam repensar a organização das suas datas com o seu (apoderado…). Uma figura como o Maestro Moura que mete público nas praças não pode nem deve andar a tourear como anda! 
Num raio de 50 km até ao momento o Maestro já se anunciou para 4 espetáculos. No próximo mês de Junho já está anunciado para Arronches e passados 15 dias, o cartel com os mesmos a 15 km de distância em Santa Eulália.
 Assim não se promove a festa, assim estamos a queimar praças, porque o público começa a ficar farto. Assim é que á poucos anos um empresário que passou pelo Alto Alentejo nos mesmos moldes acabou com algumas praças que até tinham umas datas boas, como Cabeço de Vide, Povoa e Meadas, Alpalhão, etc.
 O publico gostando do toureio acaba por não se deslocar por estar farto de ver sempre o mesmo, o que ainda e só vai deslocando publico a estas praças são os grupos de forcados da região, grupos que têm marcado uma posição.
Por falar em grupos ainda á pouco foi anulado um espetáculo de variedades taurinas em Arronches depois de estar anunciado! Até ao momento o promotor não deu justificação a este publico.
A associação promotora onde pertence também o grupo de forcados de Arronches já se devia de ter prenunciado sobre o caso e não só sobre estarem ou não contratados para a praça da terra, associação esta do concelho de Arronches, financiada com dinheiros públicos e que esta temporada já foi promotora de um festival taurino na Granja onde pegaram grupos não filiados á A.N.G.F. 
Até ao momento ninguém se prenunciou, mas as irregularidades continuam a olhos vistos, a A.N.G.F. é que parece que só vê os erros de alguns grupos, porque na sua agenda no site o grupo até já tem uma data para Granja em Setembro. Assim não meus senhores, não nos podemos servir da Festa, temos sim que servir a Festa porque os anti andam aí caladinhos e o pessoal do toiro contínua nos joguinhos de bastidores….
Uma pequena analise á temporada de Lisboa
A corrida inaugural só não esgotou porque foi transmitida pela TV, mas as seguintes deixaram muito a desejar.
Quer se queira ou não Portugal é um país de toureio a cavalo e forcados e aqui se explica o fracasso da corrida vidas. O público português não tem pachorra para levar com uma corrida de 3 toiros a cavalo e 4 toiros a pé. Talvez a fórmula das corridas mistas tenha que ser revista e ir um só matador e assim aos poucos se ganhar um ídolo de lisboa, com dois cavaleiros e dois grupos de forcados, porque os forcados são hoje em dia os toureiros que metem publico nas praças.
A corrida onde participou Pablo não estava rematada. Não tirando valor á família Telles, Pablo ou Ventura quando vierem ao nosso país tourear toiros de que eles gostam têm que tourear com os toureiros que lhes dão luta, na forma de tourear, templar e mandar. Não podem vir a Portugal tourear acomodados  com toureiros com estilos completamente opostos! Se para se ver Pablo e Ventura os toiros têm que ser cómodos, para se ver Telles, Salvador, Fernandes e restantes figuras tem que ser o toiro toiro de verdade porque aí se eleva a maestria dos ginetes e a emoção que faz levantar o publico dos seus lugares está presente e assim o publico volta aos toiros porque sai satisfeito com o espetáculo, o mesmo acontece com os forcados, as grandes pega e os grandes grupos não é com os “Murubes” que triunfam de verdade porque na generalidade as pegas a estes toiros são fáceis.
Senhores Toureiros, Empresários estão ainda a tempo de salvar a Festa Brava, mas para isso temos de lhe devolver a verdade e a emoção que o publico também corresponderá certamente
Os parabéns á empresa de Vila Franca que com trabalho, seriedade e toiros de verdade levantou aquela carismática praça. Que lhe sigam o exemplo os restantes Empresários.

Atenciosamente,
Carlos Rodrigues

(o texto é da inteira responsabilidade do autor)