DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

sábado, 21 de abril de 2012

Lourenço Mourato deve estar feliz!


 A Homenagem a Lourenço Mourato durante uma "pausa" nas cortesias.
 O quadro que vai ficar exposto junto ao local onde o crítico taurino assistia aos festejos em Stº António.
 A homenagem sentida dos forcados de Portalegre
 Muito Público
 Casa quase cheia!
 Maestro João Moura
 Ainda e sempre uma referência
 António Morgado, João Augusto Moura e Marcos Bastinhas
 Moura Jr com Belmonte, um grande amigo de Lourenço Mourato
 Amadores de Cascais
 Pega rija de Luís Amador à terceira
 Luís Mourato numa tarde de emoções...Aqui entrevistado por Pedro Pinto para a FER TV
 Os artistas brindaram ao filho do Lourenço. Aqui é a vez de Joaquim Bastinhas
 Bastinhas esteve à Bastinhas!
 Mauricío do Vale, João Augusto Moura, Luís Mourato, Luís Vital "Procuna" e Pedro Gonçalves.
 Pedro Pinto...sempre muito ligado ao telefone.
 Um grande par de bandarilhas com a marca da casa: Joaquim Bastinhas!
 João Semedo forcado valente e maduro dos Amadores de Portalegre
 Tito Semedo: Uma tarde para recordar perante um toiro que transmitiu
 Marco Gomes dirigiu uma parte da corrida, bem como o seu colega Eduardo Avô. Agostinho Borges, na retaguarda, esteve sempre atento.
 Amadores de Cascais: Ventura Deroteia
 A minha esposa e a minha filhota também não faltaram!
 Os artístas
 Luís Mourato com a empresa. Abel e Zambujeira estão de parabéns!
 O brinde de Procuna a José Manuel Pires (vereador município de Marvão) e a Luís Mourato
 Com sentimento
 e valor!
 Marcos Tenório rubricou um grande êxito!
 Amadores de Portalegre: António Cary um dos forcados mais completos da nossa praça!
 Miguel Moura toureou com verdade
 e conquistou o triunfo
 O exemplar lidado por Miguel Moura (Amador). O curro estava de sonho...para um festival!
A pega dividida entre Cascais e Portalegre. Na cara Hugo Bilro (Cascais)

Esteja onde estiver, Lourenço Mourato deve estar feliz com o êxito artístico, ganadero e de público registado hoje em Santo António das Areias.
Esteja onde estiver, deve estar orgulhoso da grande homenagem que hoje lhe foi prestada naquele festival que mais parecia uma corrida de toiros, graças à excelente apresentação dos exemplares de Rodolfo André Proença (Herdeiros), com idade, peso e trapio e, acima de tudo, a proporcionar o êxito aos artistas.
O seu filho Luís marcou presença e, ao longo da tarde foi brindado pelos artistas que reconheceram desta forma o trabalho de seu pai em prol da festa.
Artisticamente falando, João Moura esteve em plano de maestria, a mexer no oponente, a bregar só como ele sabe e a rematar uma boa faena com ferros de palmo.
Joaquim Bastinhas esteve à Bastinhas!
Alegre e comunicativo, o de Elvas esteve bem a eleger o caminho para executar as sortes, fechando a sua atuação com um grande par de bandarilhas.
Tito Semedo, como uma lide de menos a mais, conquistou o público e deu a volta ao oponente. Esteve muito bem! Merece mais oportunidades.
Luís Vital “Procuna” foi a Santo António das Areias tourear um “tourão” e afirmar que o toureio a pé tem lugar nas praças do Alentejo. Assim as empresas o queiram inserir nos seus cartéis…
Uma grande actuação, recheada de bons muletazos, antecedidos por um tércio de bandarilhas cheio de poder. No capote também esteve em bom plano. Triunfou naquela praça onde o vento não ajudou o matador.
Marcos Bastinhas foi para triunfar e assim aconteceu. Muito correcto na cravagem, mexeu com o oponente, dando espaço nos sites, terminando a sua actuação com ferros de palmo que chegaram ao público. Mostrou um toureio maduro e cavalos que prometem dar que falar…
Para fechar a tarde e em beleza, esteve em praça Miguel Moura.
O de Monforte esteve valente perante um toiro sério, com idade. O cavaleiro Amador não se deixou intimidar, bregou com qualidade e cravou com raça. Terminou com palmitos e com o “número” das mordidelas para gáudio da aficion.
No campo da forcadagem os Amadores de Portalegre obtiveram também um grande êxito com duas pegas ao primeiro intento, através de João Semedo e António Cary.
Já os Amadores de Cascais pegaram o primeiro do seu lote à terceira tentativa, através de Luís Amador, Ventura de Deroteia à primeira e Hugo Bilro, que dividiu esta pega com os Amadores de Portalegre ao primeiro intento.
Perante ¾ de casa (não via aquela praça com tanta gente há muitos anos) dirigiu o festejo Agostinho Borges (4 toiros) e os restantes divididos pelos novos diretores de corrida, Marco Gomes e Eduardo Avô, assessorados pelo veterinário Guilherme Matias.
O cornetim de serviço foi o Nuno Narciso e a banda de Alcácer do Sal abrilhantou o festejo.
De parabéns estão também os novos empresários da praça, José Luís Zambujeira e Abel Correia que iniciaram o mandato com um bom espectáculo.
Um abraço também para a Casa do Povo de Santo António das Areias, na pessoa da sua presidente, Cristina Novo, que lidera uma equipa bastante aficionada.


 Fotos:D.R e Diário Taurino