DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Caso António Prates: Alvarenga reage!

 
Miguel Alvarenga - Não tem nexo pensar e muito menos insinuar que alguém possa ter alguma coisa contra um miúdo que quer ser toureiro - e que tem lutado por isso com a maior dignidade, com o maior valor.
António Prates já deixou de ser uma promessa, para ser uma certeza. Ninguém tem dúvidas disso. Como este ano me dizia na Moita o exigente Quintano Paulo, "depois de Moura, este vai ser o novo fenómeno". Tinha-o visto pela primeira vez vinte e quatro horas antes na arena da "Daniel do Nascimento" e estava encantado.
Uma coisa é isso. E outra coisa é o facto de o pequeno Prates ter sido usado de forma infame para servir de "bandeira" à nossa luta contra os anti-taurinos. Isso, meus amigos, é que não nexo. Nem credibilidade. E, acima de tudo, é uma estupidez e uma verdadeira "pérola" dada de mão beijada aos "anti", que neste momento e com toda a razão, se devem estar a rir de termos utilizado uma criança - sem idade, sequer, para poder tourear - como "arma de combate" contra eles.
Além do mais, no Portal do Governo, onde existem centenas de movimentos, estão muitos outros em defesa da Festa. O do António é só mais um. No caso de ser mais votado que o movimento dos "anti", o pequeno Prates teria direito a ser recebido pelo primeiro-ministro. Outro disparate. Acham que Passos Coelho se ia sujeitar a promover uma criança que, legalmente, não pode ainda ser toureiro? - porque a nossa lei, criticável certamente, permite a crianças que entrem em telenovelas, em circos e noutros espectáculos, mas não lhes permite que toureiem em espectáculos formais. Mas isso não contas de outros rosários...
Mais grave, em toda esta disparatada história, é o facto de a "Prótoiro" e outras organizações do género, se terem demitido cabalmente das suas funções, entregando a defesa da Festa a... uma criança.
É óbvio que por detrás desta manobra, está o claro e transparente objectivo de promover o pequeno toureiro. É lícito e aceitável. Mas não nestes termos.
A acção atingiu as raias do maior ridículo. Os apelos para que "se ajude o António" acabam por ter um efeito negativo na própria imagem do António. E se, a partir de agora, todos os que querem ser toureiros, tomarem idêntica iniciativa? Estão no seu direito. Será que vão também receber o apoio de quem deveria estar a desempenhar o papel que levaram o António a assumir e se demitiu pura e simplesmente das suas obrigações?
A "Prótoiro" nomeou há dias uma Comissão Executiva. Esperava-se dela tudo - e dela se exigia tudo! - menos que cruzasse os braços e, em vez de cumprir a missão de defender a Festa, entregasse essa Cruzada nos braços de uma criança...
Foi uma escolha infeliz. Uma opção impensada. Foi, afinal, um retrato, fiel e bem focado, de que como vai a Festa de Toiros em terras de Portugal... afinal de contas, ainda e sempre, uma brincadeira de crianças...

in farpasblogue