DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O CAVALEIRO JOSÉ DE BARAHONA NÚNCIO HOMENAGEADO NO DIA 30, EM ÉVORA, EM CORRIDA DE GALA À ANTIGA PORTUGUESA


 
José de Barahona Nuncio, Nasceu a 30 de Dezembro de 1933, em Lisboa, filho D. Maria Henriqueta Fragoso de Barahona Núncio e de João Branco Núncio. Passou a sua infância entre Alcácer do Sal e Alcáçovas onde desde pequeno acompanhou de perto e participou na vida de lavradores de seu pai e avós .
Manifestou desde sempre um enorme interesse pela arte de tourear tanto através de leituras, que fazia como a desenhar ou a esculpir motivos taurinos. toureou pela primeira vez em público, a pé , num festival  na Golegã em benefício do hospital local , em 1948. Inicía a sua carreira como cavaleiro amador  na praça de Alcácer, na Feira de Outubro de 1951, toureando um toiro ao intervalo. No ano de 1955 faz a sua apresentação no Campo Pequeno, no dia 27 de Maio.
As temporadas em que mais se distinguiu foram 1959 (ano em que se licenciou em Agronomia), 1960 e 1961 sendo o seu cavalo  “Marôto“, ferro Coimbra, responsável por muitos dos seus êxitos. alterna com cavaleiros profissionais e amadores da sua época :
José Lupi, José Cortes, Fernando Palha, Alfredo Conde, Luís Neto, Rebelo da Gama, Mestre Baptista, Júlio Borba , entre outros.
Toma a alternativa das mãos de seu pai a 16 de Agosto de 1962, no Campo Pequeno. Na 1ª Fase como profissional, os cavalos que maiores triunfos lhe proporcionaram foram o “Quo-vadis“, “Xelim“ e “Zamorim“ todos ferro BN. Esteve afastado das arenas nos anos de 1967, 1968, 1969 e 1970, altura em que é mobilizado e presta serviço no Ultramar como Capitão Miliciano. Regressou aos toiros em Portugal e em Espanha na época de 1971 sendo a sua  quadra constituída  pelo “Boca Negra“, “Faraó“, “Filigrana“ e “Ferrôlho”, todos ferro de seu pai.  Toureou pela última vez em Santarém, na Feira da Piedade, a 10 de Outubro de 1971.
A 17 de Fevereiro de 1972, ao montar o “príncipe  Igôr”, na Propriedade de Vale de Lobos, sofre um acidente que o vai deixar imobilizado durante 34 anos.
Depois das vicissitudes da revolução de Abril e após a morte de seu pai, toma conta da ganadaria, onde empregou todo o seu conhecimento e imensa aficion, obtendo grandes êxitos nas décadas de 80 e 90, em praças de Espanha e França.
Morreu a 8 de Outubro de 2006, na sua casa, em Évora. Muito para além da sua faceta como toureiro, José Núncio deve ser recordado pela lição de vida que nos deixou, pela sua inabalável fé em Deus e pela sua alegria de viver. A sua paixão pela festa dos toiros  deixou-a imortalizada em muitos desenhos e pinturas e também algumas esculturas que mostram bem a veia de artista com que Deus o premiou.
 
No próximo domingo, 30 de Outubro, pelas 17.30h. a Arena d'Évora vai "vestir-se" de gala para que todos assistam a esta justa homenagem promovida pela empresa Terra Brava e um grupo de amigos de José Núncio.
Nesta corrida estará em disputa o VIII TROFÉU JOÃO BRANCO NÚNCIO ao triunfador da Temporada 2011.
Em praça na tentativa de conquistar este prestigiado troféu estarão três figuras do toureio - António Ribeiro Telles, Luís Rouxinol e João Salgueiro. Os Forcados serão os Amadores de Évora, no dia em que Bernardo Patinhas fará a sua saída de Cabo passando a chefia a António Alfacinha, e os Amadores de Beja, que pegam pela 1ª vez na praça de toiros de Évora e apresentam-se como triunfadores da IV Festa do Forcado.
Serão lidados 6 toiros da lendária ganadaria Palha.
Estão lançados os dados para uma grande tarde de toiros.... e que Deus reparta a sorte!!!
 
Carlos Pegado   
Terra Brava  
Fotos:D.R.