DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

ÉVORA: A CORRIDA DO "ADEUS"! (C/Fotos)

O "Mundo" é meu!
 A corrida de Évora tinha muitos atractivos e a presença de Nené era um deles... O novo arrendatário da praça apresentou-se hoje na cidade museu com cara de poucos amigos, pouco ou nada disse sobre esta conquista. Durante o festejo passou a maior parte do tempo ao telefone e a observar o que se passava nas bancadas. Já a estudar a estratégia?
Jorge de Carvalho (sócio de Pegado em várias organizações) e Carlos Pegado, empresa TerraBrava encerrou hoje funções de uma forma muito digna. O "adeus" a Évora ficou marcado por uma grande corrida.
Em entrevista à RDP, Pegado garantiu que "um dia vai voltar". Mas para já podemos dizer que a missão do empresário durante estes anos foi bem cumprida!
 Polémica: António Alfacinha chefiou o grupo de Évora. Bernardo Patinhas (cabo destituido) já não foi à corrida. Dizem que apareceu no sorteio e foi à fardação... Segundo várias fontes, leu uma carta no decorrer da fardação e afastou-se. Esta história não deve ficar por aqui. Bernardo prometeu falar.
Alfacinha chefiou e pegou o primeiro Palha da tarde. Um pegão com direito a segunda volta. Começa bem!
 João Pedro Oliveira (na foto) fez um pegão como está bem patente na foto por cima. Quando Alfacinha não comandou o grupo lá estava ele...Será Alfacinha um cabo de transição? Será mesmo João Pedro Oliveira o senhor que se segue. O tempo o dirá!
Mais um bom momento do grupo de Évora que mostrou coesão. Forcados deram resposta positiva após a polémica.

O MASSACRE!
O Grupo de Beja não merecia. A sua estreia em Évora fica marcada por um primeiro toiro que queria matar tudo e todos!
Um toiro Palha com sentido e que partia para os forcados para os "comer". Várias tentativas de caras e de cernelha (com um cabresto a marrar e tudo...).
Depois seguiu-se a consumação da sorte, após o toiro ter sido recolhido sem autorização do diretor Agostinho Borges. 
Decisão acertada. Toiro de novo na arena e vamos à pega...com ajudas à mistura dos forcados de Évora. Um momento bonito. Nas restantes pegas o grupo de Beja esteve bem.
De recordar que a corrida (3/4 de casa) foi de Gala à Antiga Portuguesa
E de homenagem a José Barahona Núncio. Uma justa homenagem da TerraBrava na hora da despedida. Em cima, na foto a família do homenageado com os toureiros
 Padre Melícias marcou presença discreta...talvez para serenar os ânimos.
Para recordar...
António Telles (nesta última foto com o novo cabo de Évora) esteve em grande nível. Duas actuações de Mestre. Com o primeiro esteve soberbo numa sorte de gaiola e depois na ferragem curta perante um toiro que tomava a dianteira. No segundo voltou a repetir a dose... Ferros como manda a tradição: ao estribo!
Luís Rouxinol: No seu primeiro nada podia fazer. Um toiro parado, com sentido. Apenas cravou a ferragem. No segundo montou o "número".
Uma grande porta gaiola muito bem rematada e uma série de ferros curtos de grande nota. Terminou com um bom par de bandarilhas. A actuação mais sonante da tarde.
João Salgueiro andou regular. Com bons promenores de brega ao correr das tábuas, ladeios de boa nota e alguns ferros com o selo da casa. O seu segundo foi o mais bravote (quanto a mim) desta corrida. Salgueiro é sempre Salgueiro e mesmo quando a coisa não correm a 100% para ele, o de Valada deixa sempre na arena o seu perfume. E foi isso que aconteceu em Évora.
 João Folque (ganadaria Palha) apresentou um curro um pouquinho irregular no que toca a pesos, mas no entanto bem apresentados.
Todos eles com sentido. Ao minimo pormenor lá ia o toiro para outro lado ou com instinto de colher as montadas...
Mas transmitiram (menos o segundo) e deram emoção. O sexto foi, quanto a mim, o melhor.
No final o juri decidiu entregar o VIII Troféu "João Branco Núncio" a António Telles. O anúncio foi um pouco contestado pelo público, mas o juri assim decidiu. Quanto a mim, o critério que prevaleceu foi o da regulariedade das duas actuações. É verdade. António levou a melhor.
Mas a actuação da tarde, aquela que mais aqueceu tudo e todos foi a segunda de Rouxinol.
Está entregue, está decidido... Não é nehum escândalo, bem pelo contrário. O António Telles esteve muito bem, com duas lides à António e o troféu marchou para a Torrinha em boas mãos.
Esta foto é a última recordação (pelo menos para já) de Carlos Pegado em Évora...