DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

domingo, 14 de novembro de 2010

A "guerra" das antiguidades volta a estar em destaque no mundo dos forcados

Foto:D.R.

No blog dos forcados de Moura volta à discussão a questão das antiguidades dos grupos de forcados...

Desta feita tem a ver com os forcados de Portalegre que, segundo dizem os rapazes de Moura, são mais novos.

O grupo de Moura acusa o grupo de Portalegre de ter "exigido" sair pela frente do grupo de Moura, em Santarém, num dos festivais em defesa da festa.

O assunto, segundo os homens de Moura será esclarecido na ANGF, mas não deixam de sublinhar que na altura do festejo em Santarém tiveram que "comer e calar".

 De seguida publico o texto que se encontra no blog do R.G.F.A.Moura

Santarém em Defesa da Festa Brava

O Real G.F.A. Moura foi convidado para participar num dos Festivais realizados entre os dias 23 e 24 de Outubro, por ocasião das jornadas em Defesa da Festa Brava.

Assim no dia 23 pelas 11.30 horas, deu-se início ao festival, cujo cartel era composto pelos cavaleiros Marco José, Pedro Salvador, Filipe Gonçalves, Joana Andrade, Gonçalo Fernandes e Tiago Lucas. Pelos Forcados do Ribatejo, São Manços, Azambuja, Moura, Portalegre e Beja.
Actuou ainda o novilheiro Nuno Casquinha.
Os novilhos pertenciam a várias ganadarias.

Ao Grupo de Moura, saiu um novilho "4 para 5 anos", da Ganadaria de Dias Coutinho, pequenote e a procurar as tábuas desde cedo.

João Cabeça foi o forcado que recebeu a prenda de pegar este toiro, prenda merecida, visto que o João fez uma boa temporada e estreava-se aqui a pegar na Celestino Graça.

Um forcado sóbrio, correcto, calmo, com ganas e classe, foi o que se viu do João.
Citou bem, a dar vantagens, mandou, recebeu e fechou-se de forma exemplar. O Grupo fechou bem, com alguma juventude e forcados que normalmente pegam de caras, a ajudar.
Fechou a pega, a rabejar, o Cláudio Pereira.

Bonita pega, com mais forcado que toiro, deixando a impressão que o forcado merecia mais toiro.

Nota: Uma nota negativa, vai para o Grupo de Forcados Amadores de Portalegre, que "exigiu pegar à frente do Grupo de Moura".
Por este incidente ter ocorrido em cima da hora das cortesias, o Grupo de Moura não entrou em grandes discussões e acabou por comer e calar.
Sendo a antiguidade dos Grupos um assunto que desperta alguma divisão de opiniões, o Grupo de Moura entendeu que este assunto deveria ser esclarecido depois da corrida, junto da ANGF.
Relembramos que há alguns anos, que o Grupo de Moura tem saído sempre como mais velho que o Grupo de Portalegre, casos de Santo António das Areias - 1997, Campo Pequeno - 1998, Moura - 2005, Albufeira - 2005 e Moura - 2006.
Não queremos entrar em divergências com ninguém, temos o maior respeito pelo Grupo de Portalegre, apenas exigimos que nos respeitem como Grupo e respeitem a nossa antiguidade " 09 de Setembro de 1971".
Temos os casos dos Grupos de Alcochete e de Coruche, que sendo mais velhos que o Grupo de Moura, tiveram a sua estreia no mesmo ano "1971", sendo que esse dois Grupo pegam sempre à frente do Grupo de Portalegre. Como tal, o Grupo de Moura tem o direito e dever de sair como mais velho, em corridas que reparta cartel com o dito Grupo.

in rgfamoura.blogspot.com -Publicado por: Cláudio Pereira